segunda-feira, 14 de novembro de 2011

3.3 Projeto de Trabalho

Projeto Brinquedos e Brincadeiras de Ontem e de Hoje

Público alvo: 1º  Ano
Período: Outubro
Professoras: Darsiza, Elenice e Itamara

Justificativa:
Acreditamos que o brinquedo e a brincadeira são ingredientes vitais para uma infância sadia e para um aprendizado significativo, já que o brincar estimula o desenvolvimento intelectual da criança, como também ensinam os hábitos necessários ao seu crescimento. Assim, proporcionar as crianças momentos de convivência saudável, amigável, criativa e construtiva; pois através da brincadeira a criança atribui sentido ao seu mundo, se apropriam de conhecimentos que a ajudarão a agir sobre o meio em que ela se encontra, reconhecendo a cultura brasileira, resgatando brincadeiras, jogos e cantigas de roda.

Objetivos:
·         Aumentar o repertório de brincadeiras  infantis;
·         Participar de situações de socialização com os pais;
·         Participar de jogos  que sejam trabalhadas regras em grupo;
·         Construção de brinquedos com sucata;
·         Registrar de diferentes formas o brincar;
·         Resgatar as brincadeiras de antigamente.

Metodologia:
·         Roda de conversa;
·         Pesquisar junto as famílias sobre as brincadeiras e brinquedos da infância;
·         Pesquisar em livros e na internet sobre a origem de alguns dos brinquedos e brincadeiras;
·         Selecionar alguns brinquedos que possam ser construídos pelas crianças ( bilboquê, peteca, vai e vem e bola de meia);
·         Coletar algumas sucatas para confecção de brinquedos;
·         Listar os brinquedos em cartaz;
·         Listar as brincadeiras e escolher algumas para brincar;
·         Propor para que as crianças desenhem alguns brinquedos e brincadeiras;
·         Escrever junto com as crianças regras de algumas brincadeiras;
·         Brincar na quadra com diversos materiais: bola, bambolê, corda, etc.

Avaliação:
Ocorrerá em todos os momentos através da observação, da participação dos alunos nas atividades propostas, interesse e também mudanças de atitudes quanto a incorporação de valores, grau de motivação e entusiasmo.

Produto final:
Finalizou-se o projeto com uma tarde de brincadeiras, interagindo os pais com seus filhos, professores, coordenação pedagógica e direção da escola.

“Há em nossa alma cansada, mesmo sendo a vida atroz, criança eterna e levada que brinca dentro de nós”. (Alberto F. Bastos)



Nenhum comentário:

Postar um comentário